sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Preservação Fauna e Flora/ Estrutura




A Fundação Zoo-Botânica integra a administração indireta da Prefeitura de Belo Horizonte. Foi criada em 1991, juntamente com o Jardim Botânico, e herdou uma história de mais de 30 anos, uma vez que passou a administrar também o Jardim Zoológico, existente desde 1959. Localizada na Pampulha, é a segunda maior área verde pública de BH, com quase 1,5 milhão de metros quadrados. Trabalha no sentido de despertar as pessoas para uma convivência harmônica com o meio em que vivem.
Para isso, mantém projetos educativos, científicos e culturais, e contribui para a preservação da fauna e da flora, e para a formação do cidadão. Sua área de visitação constitui espaço ideal para o lazer e melhor conhecimento da natureza.
A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, FZB, recebe anualmente quase 1 milhão de pessoas, sendo grande parte constituída por estudantes. Conta com uma equipe de 250 profissionais, entre técnicos de diversas áreas, jardineiros, e tratadores de animais.
A FZB desenvolve, como uma de suas prioridades, a Educação Ambiental para a qual dispõe de estrutura capaz de oferecer diversas atividades ao público.
O Jardim Zoológico investe no aprimoramento da qualidade de vida dos animais, por meio de pesquisa e melhoria da infra-estrutura. Seu plantel é hoje constituído por quase 1000 animais e mais de 200 espécies.
O Jardim Botânico, em fase de implantação, é responsável pela formação de coleções de referência e de plantas vivas, especialmente da flora brasileira. Realiza pesquisa sobre a ecologia e a reprodução de espécies vegetais, e produz mudas para a arborização pública da cidade.
O DAF - Departamento de Administração e Finanças, dá suporte à manutenção e desenvolvimento destes três setores da FZB.
A FZB dispõe também de uma unidade de compostagem orgânica. Procurando fazer o melhor em termos de cuidados com o meio ambiente, todo o lixo gerado em sua área tem a destinação adequada. O lixo inorgânico (plástico, vidro, papel e metal) é recolhido seletivamente e destinado às instituições que o reciclam. Já o lixo orgânico é encaminhado à unidade de compostagem onde vira adubo orgânico que é utilizado dentro da própria FZB.
A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte conta com uma Assessoria de Comunicação e Marketing responsável pela interação com seus diversos públicos: funcionários, comunidade, imprensa, fundações, ONG's e parceiros
Assim, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte contribui para a formação da cidadania, através de uma nova visão sobre a importância cultural e ecológica dos Jardins Zoológicos e Botânicos, demonstrando que a existência das espécies está baseada em valores como a solidariedade, a partilha, a parceria e o respeito pela diversidade em todas as suas manifestações

Nenhum comentário: